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LICITAÇÕES/RESPOSTA ELETRÔNICA
RESPOSTA ELETRÔNICA
 

2009

IMPORTANTE:

Para visualizar os arquivos que tiverem somente a opção para "Download" seguido por esta frase "(Arquivo '.pdf')" será necessário o programa Adobe Reader. Se caso não possuí-lo, basta clicar aqui e baixar o programa.

A Resposta Eletrônica de processos licitatórios consiste em oferecer ao licitante o arquivo em meio magnético do processo licitatório de seu interesse, evitando com isso a redigitação de dados, tanto pela Prefeitura quanto pelo fornecedor.

Através do programa Resposta Eletrônica bastará ao licitante escolher o item para o qual deseja fazer cotação e incluir a marca bem, a sua garantia, o prazo de validade da proposta e o preço unitário do bem ou serviço.

Através do programa o licitante imprime sua proposta. Gera também o arquivo retorno que deverá ser gravado em CD de dados para ser importado pela Prefeitura.

Faça AQUI o download do arquivo de instalação. Abaixo seguem algumas instruções de como utilizar o programa Resposta Eletrônica ou se preferir baixe em formato ".pdf". click >> ( instruções Gerais para Utilização do Programa )

Instruções Gerais para Utilização do Programa

1º Passo:
Criar uma pasta, que pode receber o nome de “Resposta Eletrônica” em, por exemplo, C:\...\...\Meus documentos. Nessa pasta poderão ser copiados os arquivos gerados pelo Município *.sia e os arquivos gerados pelo fornecedor *.ret.

2º Passo:
Abrir o programa “Resposta Eletrônica”.

Clicando no botão “Cadastrar Empresa”, faça o cadastro. Sugerimos efetuar o cadastro seguindo o padrão do Cartão do CNPJ.

Obs.:
a) O programa só permite o cadastro de um fornecedor (seja ele autônomo ou pessoa jurídica).

b) O programa não conta com uma ferramenta para alterar os dados cadastrados ou excluir completamente o cadastro. Caso haja a necessidade de efetuar alterações, basta clicar no botão “Cadastrar Empresa” e preencher novamente o campo desejado com o dado correto.

Clicando no botão “Importar Processo”, importe o arquivo com extensão “.sia” referente ao processo licitatório desejado.

Obs.:
a) O arquivo com a extensão “.sia” será enviado juntamente com o Edital do seu interesse.

Clicando no botão “Responder Processo”, o fornecedor escolherá a entidade que gerou o processo licitatório, que no caso do nosso Município será sempre “Prefeitura Municipal de Porto Ferreira”.

E na seqüência selecionará o processo licitatório para o qual deseja ofertar preços. Exemplos: “PREGÃO 00043 / 2009 ...” ou “CONVITE 00017 / 2009 ...”.

Obs.:
a) Confira sempre se as informações sobre a entrega e abertura da proposta estão de acordo com o Edital.

b) Confira sempre se os itens cotados conferem com o edital.

Em seguida, basta que o fornecedor escolha o item para o qual deseja fazer cotação, clicando duas vezes sobre ele. Isso permitirá que o fornecedor inclua para o item:

I) a “Marca”;

II) a “Garantia”;

iii) o prazo de “Validade da Proposta”; e

iv) o “Valor unitário” do item.

Obs.:   
a) Confira sempre se o item cotado confere com o edital.

3º Passo:
Clicando em “Imprimir Anexo I”, basta selecionar novamente a entidade que gerou o processo licitatório, ou seja, a “Prefeitura Municipal de Porto Ferreira” e o processo licitatório para o qual ofertou preços, para imprimir a proposta de preços.

Obs. 
a) Esta proposta de preços deverá ser entregue no envelope Proposta, na forma do Edital;

              b) Confira sempre os preços cotados e as totalizações.

4º Passo:
Depois de conferida a proposta impressa, clicando em “Exportar Processo”, o programa gerará automaticamente um arquivo de retorno com a extensão “.ret”.

Obs.  
a) Esse arquivo deverá ser gravado em um CD de dados e deverá acompanhar a proposta de preços, devendo ser incluída no envelope Proposta, conforme as instruções do Edital.

Seguindo esses passos, a fase de abertura de propostas de qualquer certame ganhará muito mais agilidade.

Seção de Licitações

Para maiores informações contate o Setor de LICITAÇÕES pelo e-mail licitacao@portoferreira.sp.gov.br ou pelo telefone  (19) 3589-5248.
 

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