Encontro com secretário estadual do Turismo tratou sobre o MIT e convênios

09 de fevereiro

Em sua viagem a São Paulo na terça-feira (06/02), o prefeito Rômulo Rippa teve uma agenda com o secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex. Na pauta do encontro, o projeto de lei que concede a Porto Ferreira a denominação de MIT (Município de Interesse Turístico) e convênios sobre investimentos previstos no Plano Diretor de Turismo. Também participou da reunião o chefe da Seção de Turismo ferreirense, Alexandre Vasconi.

Em outubro, o deputado estadual João Caramez (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto de lei 966/2017, que classifica Porto Ferreira como Município de Interesse Turístico (MIT). O extenso projeto tem uma justificativa de 20 páginas, fora os documentos anexos, como o Plano Diretor de Turismo aprovado em 2017 pela Câmara Municipal. A matéria vai tramitar em rito ordinário na Alesp para, em seguida, ser colocada em votação.

Caso o projeto seja aprovado, Porto Ferreira passará a ser um dos 140 MITs previstos para serem criados no Estado. Desta forma, garantirá uma verba de aproximadamente R$ 650 mil anuais para investimento no turismo. No caso ferreirense, o foco é o turismo de negócios, pois o município é oficialmente, também desde 2017, a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, após lei federal sancionada pelo presidente Michel Temer. Mas não apenas isso, conforme descreve o deputado na justificativa do projeto: “Também o Turismo Social, Cultural, Religioso, Rural, Náutico, de Esportes, de Pesca, de Aventura e Ecoturismo”.