Governo municipal diminui em 65% número de crianças que esperam por vagas em creches

13 de abril

A Secretaria de Educação de Porto Ferreira divulgou esta semana um levantamento sobre a diminuição da lista de espera de crianças por vagas em creches municipais. O resultado mostra que a fila deve diminuir em 65% no período de janeiro a maio.

Segundo os dados do estudo, em janeiro o Programa Fila Única – implantado em 2017 pela atual Administração Municipal para garantir a transparência no preenchimento de vagas nas creches municipais – registrava 714 crianças na espera por vagas. Em abril este número caiu para 357 e a previsão é de que, com a quinta chamada a ser publicada em maio, a fila chegue a 255 crianças, ou 35% do número apresentado em janeiro. Numa das quatro faixas atendidas, o Maternal 2, a fila deve zerar.

O Programa Fila Única continua recebendo inscrições todas as semanas. Após as publicações das chamadas mensais, os pais têm 10 dias para realizar a matrícula ou então manifestar desinteresse pela vaga ofertada, mas que o nome da criança continue na lista. Caso os pais não compareçam ou se manifestem neste período de 10 dias, o nome da criança é retirado da lista e as vagas remanescentes são disponibilizadas para os próximos inscritos.

Todos os meses a Assessoria de Comunicação da Prefeitura divulga notícia na imprensa sobre a publicação de nova chamada, que fica disponível no site oficial (www.portoferreira.sp.gov.br).

Déficit

Com planejamento e investimentos, a atual Administração Municipal vem resolvendo um dos principais problemas na área educacional de Porto Ferreira, que é a falta de vagas nas creches do município.

Um balanço divulgado no início do ano pela Secretaria de Educação mostrava que houve avanços após o primeiro ano de governo, com a criação de 58 novas vagas, e projetava um incremento de mais 174 até o final de 2018, totalizando 232 no primeiro biênio do governo Rômulo Rippa.

Para atender à demanda a Prefeitura também aumentou o quadro de monitores de creche, que passou de 120 para 170 funcionários nesta categoria.

“Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Educação envolvida nesta verdadeira revolução no atendimento às crianças da primeiríssima infância. Com planejamento, trabalho e seriedade estamos cumprindo uma das metas mais importantes de nosso plano de governo, que é oferecer vagas em creches para todos”, comentou Rômulo Rippa.