Após revitalização, Anfiteatro Isaltino Casemiro volta a ser a “casa da Cultura” em Porto Ferreira

Local recebeu diversas benfeitorias estruturais, num investimento de R$ 200 mil

O prefeito Rômulo Rippa fez a entrega oficial das obras de revitalização do Anfiteatro Isaltino Casemiro, localizado no Parque Linear, na manhã deste domingo (14/04). O local, fechado desde o início da pandemia de covid-19, volta a ser uma referência nas artes e na cultura ferreirense.

Além do prefeito, prestigiaram a solenidade os vereadores Marcelo Ozelin (PP), líder do governo, João Lázaro Batista (PSDB) e Priscila Franco de Oliveira (PSDB); o secretário de Cultura e Economia Criativa, Régis Radael Berretta, além de outros secretários e servidores municipais; muitos familiares do saudoso Isaltino Casemiro, artistas e público em geral.

Ao usar a palavra, o secretário Régis Berretta ressaltou que a “casa da Cultura” ferreirense está de volta, pois o Anfiteatro, desde sua abertura, sempre foi palco das mais diversas manifestações. O prefeito Rômulo Rippa lembrou, ainda, que o local recebeu também grandes debates sobre outras questões ligadas ao município, servindo como espaço democrático para a população.

5908a278-7425-4892-a3b8-c2514061b866_batch

Já o líder do governo, Marcelo Ozelin, autor de emenda que permitiu a sonorização do Anfiteatro, elogiou o trabalho em conjunto entre os Poderes Executivo e Legislativo que rendem benfeitorias à cidade, como é o caso do Parque Linear, onde se deu a solenidade.

Após a cerimônia de entrega da obra, o local recebeu a volta do “Estação Sertaneja”, transmitido ao vivo pela Rádio Comunidade FM 105,9, tradicional programa de música raiz que conta com apoio da Secretaria de Cultura.

Entre as benfeitorias realizadas no Anfiteatro Isaltino Casemiro houve a retirada do forro de PVC que encobria todo o belíssimo madeiramento original do telhado. O piso também foi substituído e o prédio centenário, que um dia serviu como armazém da estação ferroviária, recebeu a pintura em suas cores originais.

Foram ainda instaladas as poltronas que estavam no antigo Cine São Sebastião, que abrigará em breve o Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand Bandeira de Mello. Além disso, foi refeita toda a instalação elétrica, entre outras melhorias no telhado, palco e demais dependências.

A reforma foi orçada em cerca de R$ 200 mil e iniciada em junho de 2022. Toda aquela região vem sendo revitalizada, tendo sido iniciada com a antiga estação ferroviária, que passou a receber o Museu Histórico Professor Flávio da Silva Oliveira em julho de 2021, e prossegue com a finalização da segunda etapa do Parque Linear, que também está em obras.

b61783d6-23a7-4583-9abf-b3fa3c8af164_batch

Isaltino Casemiro

Nasceu na Fazenda Santa Mariana, em Porto Ferreira, no dia 9 de março de 1931. Filho de José Casemiro e Laura Ferraz Casemiro, era irmão de Élzio, Percília, Genésia, Anísio e Nelson.

Trabalhou na fazenda e ali mesmo fez o curso primário. No dia 2 de junho de 1950 casou-se na Igreja Matriz de São Sebastião com Luiza Aprígio. Da união nasceram os filhos Neusa Maria, Luciene (professoras) e Waldair (professor, psicólogo, músico e compositor).

Mudando para a cidade logo após o casamento, ingressou na Cristaleria Americana (atual Verallia). Um ano depois foi admitido na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde trabalhou até a aposentadoria, em 1981.

Isaltino sempre teve adoração pela música e por isso aprendeu a tocar vários instrumentos: cavaquinho, bandolim, acordeom e violão, sendo este o seu preferido. Por volta de 1962, Isaltino ensaiava e acompanhava os calouros do programa “Onde nascem os astros”, da Rádio Primavera. Participou da Little Boys, de Santa Rita do Passa Quatro, orquestra com repertório estilo Ray Conniff.

No final da década de 1970 formou o conjunto Batutas do Choro, que participava das reuniões do Clube do Chorão e de várias apresentações públicas.

Isaltino ainda foi diretor social da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Porto Ferreira, local que frequentava com a esposa. Faleceu no dia 25 de julho de 2006.

O anfiteatro foi inaugurado em dezembro do mesmo ano, no primeiro governo do prefeito Maurício Sponton Rasi, no antigo barracão da estação.

O transporte ferroviário teve início em Porto Ferreira no ano de 1880 e teve trens de passageiro até 1976. Os trens de carga pararam poucos anos depois.