Porto Ferreira confirma mais 38 casos de dengue em 10 dias e o primeiro de chikungunya em 2024

Total de casos de dengue chega a 191 e somente no mês de março foram 99 positivos, com uma morte

Porto Ferreira confirma mais 38 casos de dengue em 10 dias e o primeiro de chikungunya em 2024

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou nesta segunda-feira (01/04) uma nova atualização sobre os casos e notificações de dengue e outras arboviroses no município. A situação continua preocupante.

Nos últimos 10 dias foram confirmados 38 novos casos de dengue e o total do ano chega agora a 191. O mês de março foi o que mais casos registrou até agora, com 99 positivos. Nesta segunda-feira o número de pacientes aguardando resultado de exames (casos suspeitos) era de 168.

Também no mês de março o município registrou a primeira morte por dengue, no dia 17. A paciente era uma mulher de 38 anos, que ficou internada desde o dia 5 de março e que adquiriu a forma grave da doença.

Ainda nesta segunda-feira a Seção de Controle de Vetores confirmou o primeiro caso de chikungunya em 2024, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A paciente é uma gestante de 30 anos, que não viajou e nem recebeu visita de pessoas de outras cidades.

O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. O número de pontos com larva do mosquito foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade. Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.

A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos