Município e Conselho recebem certificados de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro de 2024

Instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento

A classificação de Porto Ferreira como destino turístico foi consolidada mais uma vez. A Divisão de Turismo recebeu os certificados de inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa) 2024, assim como do Conselho Municipal de Turismo.

Porto Ferreira hoje é uma das cidades da Região Turística Encantos da Anhanguera Central, que conquistou sua presença no importante sistema, demostrando a eficácia das políticas públicas desenvolvidas em Porto Ferreira e região.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. A cada atualização anual, as exigências para fazer parte do Mapa são maiores. Prova disso é que muitas cidades que faziam parte anteriormente não conseguiram atender aos requisitos impostos pelo Ministério do Turismo para estarem presente nesta atualização de 2024.

Os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles, é necessário possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). E, por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê. No caso ferreirense, é a Arteac (Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central).

O chefe da Divisão de Turismo de Porto Ferreira, Alexandre Vasconi, destacou que a atual gestão municipal atua de forma a estruturar o turismo local e regional, atendendo a todos os requisitos do Mapa do Turismo Brasileiro 2024, realizando diversas ações voltadas para o desenvolvimento turístico do município, com ênfase na geração de emprego e renda.

Conquistas

Dentre as ações mais relevantes estão a elaboração do Plano Diretor de Turismo e Inventario Turístico, que estabelecem projetos e metas a curto, médio e longo prazos; pesquisa de demanda turística real realizada anualmente; a conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT), que garante investimentos em infraestrutura turística; a conquista do título de Capital Nacional da Cerâmica e da Decoração, sancionado por lei federal, proporcionando maior notoriedade em nível nacional; a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); e, mais recentemente, a criação da Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central, cujo primeiro presidente foi o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, e atualmente é o prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Marcelo Simão. Esta associação conta com um modelo de governança inovador que agrega, além do poder público, o empresariado e associações dos municípios membros da região turística.