Atendimento a alunos Público Alvo da Educação Especial - Presencial

Descrição

Oferece serviços especializados na área da educação, para avaliação, encaminhamentos, e seleção de profissional de apoio escolar diante da especificidade da criança público-alvo da Educação Especial.

educacao@portoferreira.sp.gov.br

Quem pode solicitar

A unidade educacional onde a criança estiver devidamente matriculada.

Período de Solicitação

Durante o calendário letivo.

Local de entrada

Rua Coronel Procópio de Carvalho, n°352 – Centro

Dia e horário de atendimento

Segunda à sexta, das 8h às 17h

Documentos necessários

Para avaliação: Ficha de encaminhamento, devidamente assinada pelo responsável. Relatório da queixa escolar, disponível no Informe SE da Rede Municipal de Ensino e Cópia da Certidão de Nascimento do aluno

Para Profissional de apoio escolar: Ofício do diretor da unidade educacional direcionado à Secretária de Educação. Relatório da queixa escolar, disponibilizado pela Secretaria de Educação da Rede Municipal de Ensino, devidamente assinado pelo profissional da educação responsável pela turma/sala regular e professor da sala de recurso multifuncional que atende à unidade de origem da criança/aluno.

Estar matriculado na Rede Municipal de Ensino.

Forma de Acompanhamento

Atendimento na Unidade Educacional em que o aluno está matriculado.

Fluxo

Para avaliação

1. Escola encaminha os documentos à Secretaria de Educação.
  2. O responsável será convocado a comparecer com a criança, para ser avaliado por uma equipe de profissionais no CADE/APAE
  3. O relatório de avaliação é entregue pelo CADE/APAE à família, com cópia para a Secretaria de Educação
  4. Secretaria de Educação encaminha cópia do relatório à Unidade Educacional.

Para Profissional de apoio escolar e/ou Cuidador

1. Escola encaminha os documentos à Secretaria de Educação.
  2. O setor responsável analisa a demanda e solicita ao PAEI/APAE o profissional de apoio e/ou cuidador
  3. Equipe de coordenação da PAEI/APAE acompanha a inserção do profissional de apoio/cuidador na Unidade Educacional.

Observações

Os responsáveis pelos alunos que já são diagnosticados, por meio de laudo médico deverão comunicar a escola onde a criança está matriculada, para que seja encaminhado/inserido no sistema “Secretaria Escolar Digital”.