Pesquisa aponta insatisfação dos usuários com o transporte público de Porto Ferreira

Maioria dos entrevistados reclama das linhas e horários, especialmente nos finais de semana; atendimento dos motoristas é ponto positivo

Pesquisa aponta insatisfação dos usuários com o transporte público de Porto Ferreira

A Agência Reguladora de Porto Ferreira divulgou os resultados de uma pesquisa de satisfação sobre o transporte público coletivo municipal, realizada entre os dias 22 de janeiro e 13 de fevereiro de 2025. A iniciativa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados e subsidiar decisões e planejamentos futuros na área.

A pesquisa revelou um índice elevado de insatisfação entre os usuários. 74% dos entrevistados declararam-se insatisfeitos com o sistema de transporte atual, sendo as principais queixas relacionadas às mudanças nos itinerários após a implantação do novo sistema de integração e à disponibilidade de linhas e horários, especialmente aos finais de semana.

Entre os dados levantados, destacam-se:

  • 79% dos entrevistados são mulheres

  • 57% têm 65 anos ou mais

  • 59% possuem ensino fundamental completo ou incompleto

  • Apenas 20% fazem uso do novo sistema de integração

Apesar da insatisfação geral, alguns aspectos foram avaliados positivamente. O cumprimento dos horários e o respeito aos itinerários foram considerados satisfatórios por 89% e 88% dos entrevistados, respectivamente. Já o tempo médio de espera teve aprovação de 61%.

Por outro lado, 63% estão insatisfeitos com as linhas e horários disponíveis em geral. A situação se agrava aos finais de semana:

  • 78% estão insatisfeitos com o tempo de espera

  • 67% consideram que os horários e itinerários não são cumpridos

  • 78% rejeitam a oferta de linhas e horários nesse período

A condição da frota também é motivo de críticas. 100% dos entrevistados desaprovam o conforto e o estado de conservação dos veículos, enquanto 82% reclamam da lotação nos horários de pico. A limpeza dos ônibus, no entanto, foi bem avaliada por 90% dos usuários.

O destaque positivo da pesquisa foi o atendimento dos motoristas. Todos os entrevistados relataram estar satisfeitos com a educação dos condutores e o respeito às paradas, além da forma de dirigir, que obteve 99% de aprovação.

Outro ponto que recebeu boa avaliação foi o pagamento das passagens:

  • 61% aprovam o preço cobrado

  • 95% estão satisfeitos com as formas de pagamento

  • 92% aprovam o sistema de pagamento como um todo

A pesquisa não conseguiu aferir a satisfação de usuários com necessidades especiais, já que, durante o período de coleta de dados, não foram encontrados passageiros com esse perfil para aplicação do questionário específico.

Com base nos resultados, a Agência Reguladora aponta a necessidade de ações imediatas, como revisão de itinerários, reforço da frota e readequação do serviço nos finais de semana, além de tratativas com a empresa concessionária para garantir o cumprimento do contrato e melhor atender à população.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos