“O Rastro do Meu Passo - Metamorfose” integrará programação da XIV Festival de Dança Porto Ferreira
Projeto híbrido de teatro tem performance artística com atores que se vestem com figurinos confeccionados com resíduos sólidos

Sustentabilidade, inclusão e ocupação urbana. Essa união resultou em “O Rastro do Meu Passo - Metamorfose”, projeto selecionado pela lei Paulo Gustavo que está em circulação por cidades do interior e chega a Porto Ferreira neste sábado (23/11), integrando a programação do XIV Festival de Dança.
“O Rastro do Meu Passo - Metamorfose” é um projeto híbrido de teatro, resultado da pesquisa artística das atrizes Miriam Fontana e Luara Pepita sobre gestão de resíduos sólidos, ao longo dos últimos anos.
A partir desta ideia, o projeto cresceu, ampliou suas ações e em junho deste ano deu início às novas atividades. “Um de nossos objetivos é fazer com que os cidadãos entendam a importância do impacto de suas ações no todo. Para que esse alcance seja ainda maior, realizamos parcerias com instituições diversas nas cidades, que possuem trabalhos relevantes de inclusão e acessibilidade para receber e integrar o projeto”, explica Luara, idealizadora e atriz do projeto.
Na performance artística os atores André Cruz, Gracyela Gitirana, Luara Pepita, Aline Neli e Miriam Fontana se deslocam ao longo das ruas, interagindo com as pessoas e espaços com figurinos totalmente confeccionados com resíduos sólidos, sem nenhuma parte de seu corpo humano à vista.
Em Porto Ferreira, a performance terá início às 17h30, no Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand, localizado na rua São Sebastião, 324, e a participação do público na atividade é gratuita. Na cidade, a performance conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O projeto como um todo tem outras ações previstas que acontecerão em algumas cidades, como: parcerias com instituições para a realização da oficina “O Rastro que me Veste”, que será ministrada pelos artistas, na qual os participantes irão confeccionar figurinos performáticos com resíduos sólidos e, destes, 10 integrantes poderão participar da performance; bate-papo “E AÍ?” ao final de algumas apresentações junto ao público presente; e a palestra “Cada Passo Conta”, coordenada pelo coletivo Lixo Zero, de Ribeirão Preto. “Nossas performances acontecerão em todas cidades por onde passarmos. Já as oficinas, palestras e bate-papo acontecerão em quatro cidades da nossa circulação”, explica Miriam.
SERVIÇO:
“O Rastro do Meu Passo - Metamorfose” - Porto Ferreira
Dia: 23/11/2024
Horário:17h30
Local: Teatro Municipal "Gilberto Chateaubriand" (rua São Sebastião, 324)
Ingresso: atividade gratuita
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos