Oficina “Violão Negro Brasileiro” chega a Porto Ferreira no início de abril

Com inscrições gratuitas, oficina é direcionada a interessados acima de 16 anos, não sendo necessário conhecimento prévio em música ou violão

Oficina “Violão Negro Brasileiro” chega a Porto Ferreira no início de abril

A Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Porto Ferreira, traz para a cidade a Oficina “Violão Negro Brasileiro”, coordenada por Diego Ricardo Pacheco.

Esta iniciativa, que acontecerá nos próximos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo), tem como objetivo proporcionar uma imersão na rica história do violão no Brasil, com foco especial nos artistas negros que deixaram sua marca nesse universo musical.

Ao longo de dois dias, os participantes terão a oportunidade de explorar de forma expositiva a jornada do violão no contexto brasileiro, desde os primeiros personagens negros que contribuíram para sua história até os dias atuais. Serão apresentados diversos ritmos e composições, proporcionando uma experiência dinâmica e enriquecedora para todos os interessados em música e cultura brasileira.

A oficina se propõe a contribuir para o conhecimento sobre a história e a cultura musical brasileira feita por artistas negros do violão. Com uma abordagem que busca ampliar o entendimento sobre esses personagens e estilos musicais, muitas vezes negligenciados pela história oficial, o evento se alinha com a Lei 10.639, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira.

Dividida em dois encontros, totalizando 8 horas de duração, cada aula abordará um período específico da história do violão negro brasileiro. O facilitador, Diego Ricardo Pacheco, conduzirá apresentações expositivas, análises de composições e atividades dinâmicas de percepção musical, proporcionando aos participantes uma imersão completa nesse universo cultural.

Com 30 vagas disponíveis, a oficina é direcionada a interessados acima de 16 anos, não sendo necessário conhecimento prévio em música ou violão. As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do seguinte link: https://forms.gle/Uww9TRmVqwc1BRcv8

O evento será sediado na Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, localizada na rua Dona Balbina, 769, 2º andar, Centro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira.

Detalhes da Oficina:

Duração: 8 horas

Faixa etária: a partir de 16 anos

Vagas: 30

Datas: 6 e 7 de abril – sábado, das 13h às 17h, e domingo, das 8h às 12h

Local: Secretaria de Cultura de Porto Ferreira - Rua Dona Balbina, 769 2º andar – Centro.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos