Semana Histórico-Cultural dos Povos Indígenas tem programação 2021 divulgada

O evento será totalmente online e as inscrições são gratuitas.

Semana Histórico-Cultural dos Povos Indígenas tem programação 2021 divulgada

A Secretaria de Cultura de Porto Ferreira promove a partir de segunda-feira, de 19 a 21 de abril, a Semana Histórico-Cultural dos Povos Indígenas. O evento contará com uma série de palestras e busca valorizar e debater a questão indígena com a sociedade.

A programação será totalmente online, pela plataforma Meet do Google, e as inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas através do seguinte link: https://forms.gle/5ieuPGKRpUchtuUg6.

Confira o cronograma das palestras:

Segunda-feira (19/04) - 19h30

  • Palestra: “COVID 19: os impactos no sistema de educação e os povos indígenas”
  • Palestrante: Creiles Marcolino. Vice-diretora da EEI Aldeia Nimuendaju. Formada em Pedagogia Intercultural pela USP.

Terça-feira (20/04) - 19h30

  • Palestra: “Demarcação de terras indígenas e o marco temporal”
  • Palestrante: Márcio Coelho. Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1984). Atuou como indigenista no período de 1985 a 1995 pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Atualmente trabalha na Secretaria de Educação de São Paulo. Licenciado em História pela Universidade Sagrado Coração - USC. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração - USC (2010). Mestre em Antropologia Social (2016) pelo PPGAS da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente, Doutorando em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSCar. A partir da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório no currículo escolar o ensino da história e da cultura dos diferentes povos indígenas brasileiros, tem desenvolvido desde 2009 um projeto denominado “Brasil Indígena: conhecendo os povos indígenas no Brasil”. Atuando principalmente na área de política indigenista, educação escolar indígena e etnologia indígena
  • Palestrante: Cezar Augusto Lima do Nascimento. Procurador federal membro da AGU - Advocacia-Geral da União, promove a defesa do índio, suas comunidades e territórios desde 1987. Atualmente compondo a Equipe fundiária e indígena da procuradoria federal na primeira região.

Quarta-feira (21/04) - 19h30

  • Palestra: “Um ano de pandemia, os impactos da COVID-19 nos povos indígenas”
  • Palestrante: Tiago Nhandewa. Etnia Guarani-Nhandewa. Reside na Aldeia Tereguá. Formado em Pedagogia Intercultural pela USP, Pedagogia convencional e Especialização em Antropologia pela UNISAGRADO, Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS da USP e Pesquisador do Centro de estudos Ameríndios (CEstA) também da USP. Conselheiro de Cultura Municipal. Membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo. Autor do livro: "Quando eu caçava Tatu e outros bichos", além da participação em sete livros de autoria coletiva.
  • Palestrante: Anildo Lulu. Liderança indígena, presidente do CEPISP - Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Coordenador Executivo Regional Sudeste da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e Presidente do Conselho Polo Base de Bauru.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos