Arteac promove seminário sobre o turismo pós-pandemia, em Pirassununga

Evento contou com representantes das cidades integrantes da associação, cujo presidente é o prefeito de Porto Ferreira, e convidados

Arteac promove seminário sobre o turismo pós-pandemia, em Pirassununga

Na manhã de quarta-feira (24/08), no Centro de Convenções Dr. Fausto Victorelli, em Pirassununga, a Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central (Arteac) promoveu o seminário Turismo Pós Pandemia: Conectando Negócios e Resultados, do Programa Sebrae de Turismo, contando também com o apoio da Fundação Instituto de Administração (Fia) da Universidade de São Paulo (USP).

Participaram autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo das cidades envolvidas, gestores, empresários e técnicos para discutir ações de retomada do turismo nos municípios da região.

A mesa principal foi composta pelo prefeito Rômulo Rippa, primeiro presidente da Arteac; Marcelo Simão, prefeito de Santa Rita do Passa Quatro; João Henrique Trevillato Sudfeld, vereador em Pirassununga; Daniel Bertini, vereador em Descalvado; Carlos Arnaldo Metzner Franco, secretário de Cultura e Turismo de Pirassununga; Marcos Keler Kremer, gerente interino do Sebrae São Calos; Maurício Salvador, consultor do Sebrae; e Carlos Alberto Leal, representante da FIA-USP. Também presentes muitos secretários municipais de cidades da região, dirigentes de turismo, integrantes de conselhos municipais de turismo e empresários.

Na condição de presidente da entidade, representando os demais prefeitos dos municípios associados, o prefeito Rômulo Rippa falou da importância econômica do setor para a geração de emprego e renda e da potencialização dos negócios ao estimular o turismo entre as cidades. Também citou a importância de envolvimento do empresariado impactado pelo setor turísticos nos municípios que compõem a Arteac.

A Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central foi constituída após a assembleia realizada em Santa Cruz da Conceição, em novembro de 2021, e tem como objetivo promover e desenvolver o turismo e, consequentemente, a economia na Região Turística Encantos da Anhanguera Central.

A Arteac já nasce em um formato inovador, ao ser uma governança regional composta por representantes do poder público, setor privado e associações, diferentemente dos consórcios municipais, que é o formato comumente utilizado. Esse modelo permite que empresários, associações e entidades de classe participem da construção coletiva, junto ao poder público, de soluções para o desenvolvimento do turismo regional. Uma ideia semelhante ao que já acontece em Porto Ferreira com o Comitê da Cerâmica Artística e da Decoração.

O evento de quarta-feira foi a primeira realização da Arteac, inicialmente composta pelos municípios de Araras, Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição e Santa Cruz das Palmeiras. Porém, estão sendo feitas tratativas para a inclusão também dos municípios de Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú, que tiveram representantes no seminário.

Por intermédio da parceria da Arteac com o Sebrae, no seminário foram exibidas as soluções do Programa Sebrae de Turismo, com consultorias especializadas para empresários do setor, visando sua estruturação e potencializando os atrativos turísticos da região.

Além disso, em parceria com a FIA, foi ministrada a palestra “Turismo Pós-pandemia – Conectando Negócios e Resultados”, com o turismólogo Sérgio Fernandes Filho, que abordou os desafios e oportunidades do setor nesse momento de retomada, após o período crítico de pandemia, que tanto afetou o setor turístico.