Com presença de secretário estadual, Prefeitura inaugura o Cras Elizete do Perpétuo Socorro de Sá

Equipamento localizado na Vila Maria faz parte da política de descentralização dos atendimentos na assistência social

Em cumprimento a mais um item do Programa de Governo da atual Administração Municipal, o prefeito Rômulo Rippa inaugurou na manhã desta quarta-feira (06/03) o novo Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Elizete do Perpétuo Socorro de Sá, localizado na Vila Maria, que atenderá aos moradores da Zona Sul da cidade.

O equipamento está localizado na rua Batista Arnoni, na lateral do prédio que abriga a Emef Wladimir Salzano. Ali foram investidos cerca de R$ 175 mil, com recursos do Governo do Estado e do município.

Além do prefeito, a cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Rodrigo de Oliveira; dos vereadores Élcio Arruda (autor de indicação da obra e do nome da homenageada), Rodrigo Louzada, Priscila Franco de Oliveira, Luciane Lourenço, João Lázaro Batista e Renato Rosa; da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Porto Ferreira, Mileni Arantes Varisi; do secretário de Relações Institucionais, Marcos Maquininha; familiares da homenageada, demais secretários, assessores e servidores e moradores da região.

Em menos de 40 dias, este foi o terceiro equipamento da área de Desenvolvimento Social entregue pela atual Administração. No final de janeiro foram entregues o Cras Rafael Storti, no Jardim Sérgio Dornelles de Carvalho, para atender a população da Zona Leste, e a reforma e ampliação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Getúlio Nunes Bruckmann, no Parque Lagoa Serena.

Com mais dois núcleos de atendimento inaugurados este ano, o município agora conta com um Cras em cada região da cidade. Os outros dois estão localizados no Jardim Anésia (Zona Oeste) e Jardim Centenário (Zona Sul).

Em sua fala, o prefeito Rômulo Rippa enalteceu a memória da homenageada Elizete de Sá (veja biografia abaixo). “Ela foi uma pessoa que inspirou a sociedade ferreirense. Minha mãe é professora de Inglês por causa da Elizete, que foi uma inspiração pelo exemplo. Venceu todas as barreiras, sendo mulher e negra, numa sociedade cheia de preconceitos. Conquistou seu espaço, empreendeu e nunca deixou de ter um olhar de amor. E quando seu corpo padecia, o espírito se fortalecia, deixando um lindo trabalho social em Porto Ferreira”, disse o prefeito.

O secretário Gilberto Nascimento disse ter muito orgulho de inaugurar na Semana da Mulher um equipamento que leva o nome de uma “mulher guerreira”. “Nós estamos na área da Assistência Social porque somos chamados, e a Elizete foi um exemplo a ser seguido”. Ele ainda discorreu sobre outros projetos e avanços do Governo do Estado na área de Desenvolvimento Social e também parabenizou os servidores ferreirenses pelo trabalho: “O prefeito Rômulo não está preocupado com a próxima eleição, mas sim com a próxima geração”, falou.

Biografia da homenageada

Elizete do Perpétuo Socorro de Sá, filha de Josino Antônio de Sá e Amelinda Caetano de Sá, nasceu em Coronel Fabriciano (MG), no dia 12 de abril de 1965.

Era a quarta filha de uma família de sete irmãos (Vera, Wanderley, Eliana, Elizete, Luzia, Carlos e Edson). Embora nascida em Coronel Fabriciano, passou sua infância e juventude em outras cidades também do Estado de Minas Gerais.

Em busca de novas oportunidades e desafios, em março de 1978 mudou-se com a família para Porto Ferreira. A mudança foi importante e significativa para todos.

Apesar dos desafios, estudou e concluiu o magistério e, em seguida, o curso de inglês, tornando-se professora. Sua força de vontade e persistência lhe renderam outra conquista: em 1993, na cidade de Casa Branca (SP), foi sócia proprietária de uma escola de inglês.

Em 2013, já debilitada por conta de um grave problema de saúde, diminuiu radicalmente o ritmo de atividades e trabalho.

Ainda assim, em 25 de julho de 2016, um sonho ganhou forma. Iniciou um projeto para ajudar pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, documentação, medicação, alimentação e distribuição de alimentos, calçados, médicos, dentistas e internação em clínicas.

Elizete faleceu em 15 de novembro de 2018. Seu exemplo, dedicação e amor ao próximo prova que o amor sempre encontra um caminho. Vai além das palavras e se transforma em ação.

A família Sá assumiu o projeto e, hoje, a ONG Nossa Casa Elizete de Sá é uma realidade que faz a diferença.