Começam as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023
Processo possibilita a conclusão do Ensino Fundamental e Médio àqueles que não conseguiram terminar a escolaridade básica na idade apropriada

Programa do Governo Federal, o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem como objetivo possibilitar a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio aos alunos que não concluíram a escolaridade básica na idade apropriada. As inscrições para o Encceja 2023 têm início nesta segunda-feira (22/05) e o prazo vai até o dia 2 de junho. As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino.
As inscrições acontecerão de forma online, na página oficial do programa (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial), no site do próprio programa. Em 2022, foram mais de 3 milhões de pessoas inscritas. Após a realização das provas, o aluno pode conferir o gabarito e o resultado no mesmo Portal.
A idade mínima para os alunos que desejam o certificado do Ensino Fundamental é de 15 anos e, para aqueles que desejam o diploma de Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos, na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita. Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado precisam indicar a condição específica no sistema de inscrição, dentro do prazo de inscrição.
Todos os inscritos deverão responder a um questionário socioeconômico no momento do cadastro. As provas do Encceja são compostas por questões objetivas nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, História e Geografia, além de uma redação.
O resultado do Encceja 2023 deverá ser publicado no dia 22 de dezembro. Para ser aprovado, é necessário atingir, pelo menos, 100 pontos nas provas objetivas e obter, no mínimo, 5 pontos na média da redação.
Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi realizado pela primeira vez em 2002. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é feita pelas secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos