Mais de 17 milhões de alunos fazem Olimpíada de Matemática na próxima semana
Organizadores apontam a Obmep como a maior competição estudantil do país; provas ocorrem em 99,84% dos municípios brasileiros

Serão aplicadas a partir de segunda-feira (28/06) as provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2021). Em sua 16ª edição, a aplicação da prova da 1ª fase continuará sendo de responsabilidade da escola, como se deu nas últimas edições. Excepcionalmente, na 16ª edição da Obmep, por conta das restrições impostas pela pandemia, a forma como a prova será aplicada ficará a cargo da escola, seguindo o regulamento, em horários definidos por elas, para turmas do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental, e do ensino médio.
O evento conta com 17,7 milhões de inscritos e 53.374 instituições de ensino participantes, abrangendo 99,84% dos municípios brasileiros.
A prova da 1ª fase é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação. No dia 9 de setembro serão divulgados no site da Obmep os classificados para a 2ª fase.
Na 2ª fase, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, quando devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. As provas serão no dia 6 de novembro.
Premiações
A divulgação dos resultados da Obmep acontecerá no dia 18 de janeiro de 2022. Serão concedidas aos alunos premiados 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata, 4,4 mil medalhas de bronze, e até 46,2 mil certificados de menção honrosa.
Aos 6,5 mil alunos de escolas públicas premiados na 16ª Obmep com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas no ano de realização da olimpíada, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Também são premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.
O objetivo da Obmep é identificar jovens talentos na disciplina e incentivar o ingresso dos mesmos em carreiras relacionadas à ciência e tecnologia, contribuindo, assim, para o estudo da Matemática no Brasil.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos