Projeto Medida Saudável, da Secretaria de Educação, trouxe palestra com médico sobre obesidade

Palestra foi ministrada pelo cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo Dr. Fernando Ramos

Projeto Medida Saudável, da Secretaria de Educação, trouxe palestra com médico sobre obesidade

A Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira, por intermédio de sua Coordenação Pedagógica e Equipe Multiprofissional, vem realizando um trabalho de coleta de dados (IMC) e orientação nutricional aos alunos da rede municipal de ensino, com o intuito de melhorar a saúde de crianças e jovens em idade escolar. O projeto Medida Saudável está sendo desenvolvido nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Desde 2022, todo início de ano os alunos são medidos e pesados pelos professores de Educação Física para identificação do índice de massa corpórea, que são encaminhados à Secretaria de Educação. Esta ação vem confirmando um percentual de crianças acima do peso indicado para a idade.

Release 116-2024 - projeto medida saudável, palestra (2)_batch

No ano de 2023, a equipe da Seduc selecionou e organizou as ações a serem desenvolvidas com alunos. Os técnicos e coordenadores compareceram nas unidades apresentando palestras educativas sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas.

Neste ano, o projeto teve início no último dia 14 de março, tendo como público alvo os Conselhos de Escola das Creches, Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental das unidades, com a apresentação dos dados do ano anterior e uma palestra com o médico cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo Dr. Fernando Ramos, com o tema: “Obesidade a Doença do Século”.

“O objetivo deste formato inicial é conscientizar os Conselhos Escolares sobre os altos índices de obesidade e sobrepeso encontrados após 3 anos de avaliação e, com isso, mobilizar a comunidade escolar para que juntos possam deliberar e organizar ações que contribuam com o projeto Medida Saudável no combate aos altos índices encontrados”, destacou a chefe de Divisão de Ensino, Keila Marcondes.

Participam diretamente do projeto os coordenadores pedagógicos César Tavares Filho (área de Educação Física), Richard Moretto (área de Ciências da Natureza), João Marco Nascimento (Inovação e Tecnologia), além das nutricionistas Vanessa Maestrello e Bruna Mazaro.

Release 116-2024 - projeto medida saudável, palestra (3)_batch

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos