Secretaria de Educação analisa nova parceria com o Sistema Sesi de Ensino para 2024
Programa de Alfabetização Responsável é voltado para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental

Na manhã da última terça-feira (10/12) o coordenador de relacionamento do Sesi-SP, Cassiano Cecanho, esteve reunido com a secretária de Educação de Porto Ferreira, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, com a chefe da Divisão de Ensino, Keila Marcondes, e com a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Joseli Fortunato da Silva, para apresentar uma nova proposta de parceria para o ano letivo de 2024.
Trata-se do Programa de Alfabetização Responsável – PAR, voltado para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças dentro da fase adequada, que vai até o 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com os especialistas, essa é a etapa ideal para o pleno desenvolvimento da criança. Serão consideradas as necessidades e demandas de cada escola.
O novo programa prevê formação e recursos pedagógicos para docentes e gestores de municípios paulistas, de forma gratuita. Os módulos deverão ser implantados nos próximos 4 anos, com carga horária de 30 horas/anuais, sendo 16 horas presenciais e 14 horas online. A proposta de continuidade de auxílio na recuperação de aprendizados de estudantes da rede pública baseia-se em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Em 2021, um total de 2,8 milhões de estudantes brasileiros concluiu o 2º ano do Ensino Fundamental. No entanto, 56,4% deles foram considerados não alfabetizados em função do desempenho no Saeb. Além disso, exames anteriores à pandemia também já evidenciavam as dificuldades das crianças brasileiras.
Diante desses dados, a intenção apresentada pelo Sesi-SP é se unir às escolas públicas municipais para apoiar a alfabetização dos alunos na idade certa. No segmento da Educação Infantil, por exemplo, a proposta é trabalhar o letramento, que é um processo contínuo e complexo, que se inicia na infância, no qual se adquire a habilidade de interpretar e aplicar a leitura e a escrita no cotidiano.
No segmento do Ensino Fundamental será trabalhada a alfabetização, que pode ser definida como um processo de aquisição de leitura, através de técnicas e habilidades no qual a criança aprende como “decodificar” os componentes que constituem a escrita. E para os diretores e coordenadores pedagógicos serão desenvolvidas práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador.
A expectativa é aprimorar o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento das crianças e de como trabalhar os objetivos de aprendizagem. Uma das alternativas é utilizar experiências pedagógicas lúdicas, com situações reais de uso social da língua, conversas em roda, leitura e contação de histórias.
“O Sesi tem sido grande parceiro de Porto Ferreira. Concluímos recentemente o Programa ‘Recompondo os Saberes’, que buscou reduzir o déficit educacional provocado pela pandemia da covid-19. Nossa equipe técnica avaliará a proposta apresentada para que possamos levá-la ao prefeito Rômulo Rippa”, afirmou a secretária Maria Cecília.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos