Secretaria de Educação prepara visitação da rede municipal de ensino ao Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand

Museu possui uma das mais importantes coleções privadas de arte moderna e contemporânea do país

Secretaria de Educação prepara visitação da rede municipal de ensino ao Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand

A Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira, por meio de sua Coordenação Pedagógica da área de Arte, trabalha na organização de uma série de visitas dos professores e alunos da rede municipal de ensino ao Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand, espaço que abriga dezenas de obras de arte e que foi aberto ao público recentemente.

A exposição, denominada “A Casa do Colecionador”, possui 165 peças expostas que foram trazidas de sua casa no Rio de Janeiro. Esta é a primeira exposição do Instituto, que possui ainda dez obras expostas na área externa de artistas como Amilcar de Castro, Franz Weissmann e Rubens Gerchman.

O projeto visa possibilitar o acesso a quadros e esculturas de grandes nomes da arte nacional, como Di Cavalcanti, Djanira, Glauco Rodrigues, José Pancetti, Portinari, Vicente do Rego Monteiro, entre outros, e que na maioria das vezes somente era possível admirar pelos livros escolares.

O contato das crianças e jovens com as diversas expressões de arte busca reforçar a criatividade, incentivar a expressão de sentimentos e sensações, estimular o pensamento crítico, fortalecer os laços afetivos, além de ser de extrema importância para o desenvolvimento infantil.

A intenção da Secretaria de Educação é possibilitar que todos os alunos da rede possam visitar o Instituto, vez que não existe uma idade mínima para a visitação. Além da apresentação a algo novo, já que normalmente não temos fácil acesso a obras de arte, é possível criar uma relação entre o mundo infantil e o que a arte tem a oferecer.

De maneira concomitante, a Coordenação Pedagógica da área de Arte fará formações aos profissionais da Educação para que a visita seja apenas o início de um trabalho a ser desenvolvido com os alunos. Na sequência poderão ser trabalhadas técnicas de pintura convencionais e não convencionais, suportes e pincéis diversos, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora e de habilidades manuais.

“A arte não está apenas nos museus e em exposições. Ela está em quase tudo que nos cerca e afeta todo nosso cotidiano. Ela ajuda a desenvolver diversas áreas do conhecimento, como a percepção visual e auditiva, expressão corporal, intuição, além da reflexão”, afirmou a coordenadora pedagógica da área de Arte, Juliana Turquetti.

Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand

O museu funciona na antiga tulha de grãos, que armazenava a produção da fazenda, e abriga uma das principais coleções privadas de arte moderna e contemporânea do país. A coleção é composta por 8,4 mil obras, sendo que a maior parte do acervo foi cedido em comodato para o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Gilberto Francisco Renato Allard Chateaubriand Bandeira de Melo era empresário e fazendeiro. Nasceu em Paris no ano de 1925 e morreu no ano passado, aos 98 anos, na fazenda ferreirense. Herdou o gosto pela arte de seu pai, Assis Chateaubriand (Chatô), empresário da comunicação, e deixou o legado pra seu filho Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos