Secretaria de Educação promove visitas de crianças no Instituto Cultural “Gilberto Chateaubriand”
A Secretaria de Educação (SEDUC) iniciou no último dia 2 de abril a série de visitações das crianças da rede municipal de ensino ao Instituto Cultural “Gilberto Chateaubriand” (ICGC).

Durante todo o ano letivo meninos e meninas da Etapa 2 da Educação Infantil conhecerão parte das obras de arte do maior acervo de arte moderna brasileiro que pertenceu ao colecionador carioca.
As mais recentes visitações aconteceram no dia 9 e 10 de abril com a participação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Professora Otília da Silva Silveira”. Professoras, profissionais de apoio e monitoras acompanharam as quatro turmas em dois dias de passeios: um pela manhã e outro à tarde.
O Instituto, localizado na Fazenda Rio Corrente, na cidade de Porto Ferreira, apresenta um ambiente com esculturas de diversos autores ao ar livre, entre eles Amílcar de Castro e Franz Weissmann, além de uma pinacoteca exposta na antiga tulha, permitindo a interação dos visitantes, proporcionando uma experiência única.
O projeto, desenvolvido pela Divisão de Ensino da SEDUC em parceria com o ICGC, visa oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças da rede municipal de ensino, aproximando as escolas de espaços culturais, estimulando a curiosidade e o desenvolvimento de valores éticos. É o segundo ano consecutivo que o instituto recebe as crianças da rede.
“É a experiência sensorial que proporciona lembranças para toda vida, e buscamos assim despertar o interesse por cultura não só por sua diversidade, mas por causar sensações peculiares”, afirma Professora Juliana Turquetti Morais, coordenadora pedagógica de Arte da SEDUC.
Para o Professor Ricardo Bellini dos Santos, chefe da Divisão Pedagógica, o projeto oferece às crianças um contato direto com as obras de arte, desenvolvendo o olhar estético diante de formas, técnicas e materiais diversos. “Nossas crianças têm a oportunidade de vivenciar um passeio divertido e com conhecimento adquirido nessa vivência, e isso coloca a pedagogia em um outro patamar”, disse ele.