Seduc inicia projeto de visitas para alunos do Ensino Fundamental I ao Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand

Projeto tem por objetivo oportunizar o fortalecimento da formação cultural dos alunos da rede municipal de ensino

No último dia 13 de março a Secretaria de Educação de Porto Ferreira, por meio da Divisão de Ensino, em parceria com o Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand (ICGC), iniciou o período de visitas que acontecerão durante todo o ano, contemplando neste bimestre os alunos dos quintos anos.

O Instituto, localizado na fazenda Rio Corrente, na cidade de Porto Ferreira, apresenta um ambiente riquíssimo em obras de arte, além de um belo acervo exposto na antiga tulha, permitindo a interação dos alunos e proporcionando uma experiência pessoal e social ímpar.

O projeto visa oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças da rede municipal de ensino, aproximando as escolas de espaços culturais, estimulando a curiosidade dos alunos e o desenvolvimento de valores éticos que contribuem com a formação humana.

“A importância de visitar um espaço cultural vai além da estética. Torna-se uma experiência sensorial que proporciona lembranças para toda vida, o que desperta o interesse por cultura não só por sua diversidade, mas por causar sensações peculiares”, ressalta Juliana Turquetti Morais, coordenadora de Arte.

“Propiciar o contato com a cultura, ampliar horizontes, repertoriar os educandos da nossa rede municipal de ensino, propiciando o desenvolvimento do olhar estético é primordial para o aprendizado e, principalmente, para o desenvolvimento do educando enquanto cidadão e ser humano. É necessário que a arte faça parte do cotidiano de alunos e professores”, ressalta Keila Marcondes, secretária de Educação em exercício.