Prefeitura de Porto Ferreira tem novo canal digital para população fazer solicitações: eOuve

Prefeitura de Porto Ferreira tem novo canal digital para população fazer solicitações: eOuve

A partir de segunda-feira (08/02) a Prefeitura de Porto Ferreira passará a contar com um novo sistema de ouvidoria online, o eOuve, com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta ao cidadão para que ele possa levar à administração municipal as suas solicitações. Ele substituirá o aplicativo Fala, Cidadão.

Pelo eOuve o município também terá condições de acompanhar todos os pedidos online e saber quais as regiões com mais demandas, os tipos de ocorrências mais solicitadas e, desta forma, melhorar o planejamento das ações em seus diversos setores. Vários cruzamentos de informações podem ser feitos para auxiliar o governo municipal.

Para acessar o serviço existem duas formas. A primeira é entrar no site da plataforma pelo link http://portoferreira.eouve.com.br ou baixar o aplicativo eOuve pelo loja virtual (Play Store ou Apple Store) do aparelho celular ou tablet.

Ao entrar na plataforma, o solicitante escolhe a Secretaria ou outro órgão municipal – Agência Reguladora, GCM, Gabinete do Prefeito etc. –, faz um cadastro rápido para a identificação do cidadão e, em seguida, seleciona o assunto e a categoria, que pode ser uma denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão.

Depois, deve descrever o pedido e, se quiser, também pode incluir foto do local citado (no máximo 4 imagens), quando houver, para facilitar a identificação pelo atendimento. Pode anexar, também, outros tipos de arquivos. Por exemplo, um boleto em PDF solicitando correção de alguma informação.

Ao fazer a solicitação, a pessoa pode ainda indicar se possui deficiência – o que determina prioridade no atendimento –, se quer manter seus dados em sigilo ou se a manifestação é relacionada a servidor público, o que também restringe o acesso à identidade do solicitante somente aos administradores da plataforma, e não a todos os operadores.

Após a finalização da solicitação o sistema gera um protocolo para acompanhamento. Pela lei federal 13.460/2017, a Prefeitura tem 30 dias para encaminhar uma resposta, podendo prorrogar o prazo por igual período uma única vez.

Ao se cadastrar, o usuário poderá conferir num painel os gráficos com as estatísticas do serviço – pedidos pendentes, em andamento, concluídos, cancelados etc. –, o andamento de suas manifestações e seu cadastro.

A Prefeitura de Porto Ferreira informa que os usuários já podem fazer o cadastro no site ou no aplicativo. Também na próxima semana, o site oficial da Prefeitura (portoferreira.sp.gov.br) passará a contar com uma reformulação visual, facilitando ainda mais o acesso do cidadão aos diversos serviços oferecidos, inclusive com um local de fácil visualização para acessar o eOuve.

A Prefeitura lembra que os canais já existentes, como o Protocolo no Paço Municipal e o contato telefônico, continuam em funcionamento.

 

Passo a passo

- No computador, acesse o http://portoferreira.eouve.com.br, ou baixe no aparelho celular ou tablet, pela loja virtual (Play Store ou Apple Store), o aplicativo eOuve e selecione o município de Porto Ferreira;

- Clique na Secretaria/órgão que poderá atender a sua solicitação;

- Faça um rápido cadastro (apenas na primeira vez que acessar; nas outras, basta digitar o login e senha);

- Selecione o assunto e a categoria;

- Descreva sua solicitação;

- Acrescente as outras informações que estão na sequência;

- Inclua fotos se as tiver ou para facilitar o atendimento;

- Envie o seu pedido.


Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos