Secretaria de Meio Ambiente traz dicas sobre como lidar com o aparecimento de uma onça
Espécie avistada em Porto Ferreira é de suçuarana ou onça-parda

Após relatos de aparecimento de uma onça na região do Parque dos Laranjais em Porto Ferreira, a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria (Semaz) entrou em contato com ONGs e especialistas na área e agora divulga dicas confiáveis de como prevenir o ataque deste animal.
A onça em questão é uma suçuarana, também chamada de onça-parda. Caso seja avistada, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou Guarda Civil Municipal (153), como já recomendado, que eles tomarão a devida providência, sem machucá-la.
Dicas para população:
- Mantenha a calma, pois não há registros de ataques de onça-parda a humanos. Deparando-se com o animal, evite olhar nos olhos e faça barulho, para espantá-lo, utilizando de lanternas disponíveis, até mesmo do celular.
Dica para manter sua casa em segurança:
- Manter aves em áreas fechadas ou galinheiros; instalar e manter as luzes acesas para evitar aproximação da onça. Pisca-pisca são mais eficientes que luzes fixas, então uma dica a mais é adaptar pisca-pisca num espantalho e adequar rádio de pilha, com pregações ou conversas. Os predadores confundirão com vozes de pessoas. Não esqueça de mudar o espantalho de lugar, de vez em quando.
- Colocar sinos ou guizos no pescoço de animais ajudam a afugentar os predadores pelo barulho que produzem.
- Manter cães de grande porte protegendo a área.
Nota: não tente matar ou capturar o predador. Além de ser perigoso, é considerado crime ambiental.
Referências: Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros).
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos