Ipem vai fazer verificação de taxímetros em Porto Ferreira na próxima terça-feira
Município tem 19 profissionais taxistas registrados no cadastro de contribuinte mobiliário

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai realizar na próxima terça-feira (13/05), das 9h às 12h, na rua Manoel Tangerino, defronte à quadra, na Vila Maria, a verificação dos taxímetros instalados nos veículos de aluguel para transporte de passageiros do município de Porto Ferreira.
Ao todo, a cidade possui 19 taxistas registrados no cadastro de contribuinte mobiliário. O Ipem é um órgão essencial para a garantia de justiça e transparência nas relações de consumo, especialmente em serviços que envolvem medições, como é o caso do transporte por táxi.
A principal função da verificação é garantir que o valor cobrado corresponda, de fato, à distância percorrida e ao tempo gasto na corrida, evitando cobranças abusivas ou erros. O taxímetro aferido gera confiança para o passageiro, que pode acompanhar o valor sendo calculado corretamente durante a viagem.
Um taxímetro verificado evita discussões e desconfianças entre passageiros e taxistas sobre o valor da corrida. O uso de equipamentos certificados é uma obrigação legal, e o não cumprimento pode acarretar multas e até mesmo a cassação do alvará do taxista.
O Ipem verifica se os selos de segurança dos taxímetros estão intactos e se não houve manipulação irregular do equipamento. O órgão realiza verificações periódicas (normalmente anuais) e pode também atender denúncias ou fiscalizar de forma aleatória.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos