Centro de Diagnóstico e Imagem realizou mais de 11 mil exames em pouco mais de 1 ano

Governo Municipal pretende ampliar a oferta de especialidades

O prefeito Rômulo Rippa anunciou que, em pouco mais de 1 ano de funcionamento – foi inaugurado em fevereiro de 2023 –, o Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) Dra. Bruna Gusman Luz Marques, que fica ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na região do Centro Empresarial Ferreirense (Cefer), já realizou mais de 11 mil exames.

Os exames ali realizados são de raio-x e ultrassonografia (rotina, transvaginal, obstétrica, morfológica, doppler e especiais). “Agora queremos ampliar as especialidades dos exames ofertados para endoscopia, tomografia e mamografia. Evoluímos muito, mas temos muito por fazer ainda”, comentou o prefeito.

O CDI ocupa parte do prédio que foi construído para servir a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que não chegou a entrar em funcionamento devido aos altos custos que acarretaria. Quando assumiu a Prefeitura em 2017, Rômulo Rippa e a secretária de Saúde, Vera Visolli, iniciaram os processos junto ao Governo Federal para que este autorizasse outra destinação ao edifício.

Assim, em 2020, a Secretaria de Saúde pôde instalar ali, primeiramente, o Caps, que hoje atende a mais de 500 pessoas por dia. Já para implantar o CDI a Administração Municipal encontrou dificuldades na contratação de uma empresa especializada para gestão do serviço, o que só ocorreu no final de 2022.

Depois de mais de 10 anos, a Prefeitura também pôde, finalmente, instalar um aparelho de raio-x que havia sido adquirido e, por não possuir local adequado, ficou embalado todo esse tempo à espera de um novo centro de imagens.

A realização de exames no município traz economia aos cofres públicos, uma vez que diminui a necessidade de viagens para levar pacientes a outros centros, além de dar mais celeridade aos atendimentos. “Como é importante investir na Saúde. Humanizar o atendimento ofertado à nossa população. Exames realizados na cidade, com qualidade, sem necessidade de viajar”, concluiu Rômulo.