Controle de Vetores conta agora com laboratório próprio para análise de larvas
Trabalho é importante para efetividade do trabalho dos agentes, diminuindo tempo de liberação dos resultados das análises

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira conta com um laboratório para a análise de larvas de mosquito. Para realizar esta atividade, membros da equipe foram capacitados pela Área Técnica de Vetores da unidade de Ribeirão Preto em maio deste ano.
Durante 90 dias, as análises eram enviadas para a supervisão dos resultados e, a partir de setembro, a Seção passou a fazer a análise de forma independente.
Esta iniciativa é de grande importância para a efetividade do trabalho dos agentes, pois auxilia na identificação das espécies encontradas, com maior agilidade. Antes, a análise era realizada em cidades vizinhas, o que ocasionava um tempo maior para a liberação dos resultados.
Por intermédio desta análise é possível identificar e precaver possíveis infestações do mosquito Aedes aegypti, e com isso provisionar e direcionar atividades de controle às arboviroses: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
As larvas são coletadas durantes as vistorias nos imóveis especiais (aqueles que possuem grande circulação de pessoas), pontos estratégicos (imóveis que têm grande quantidade de recipientes que podem acumular água) e quatro vezes ao ano nos imóveis residenciais, por meio de sorteio feito pelo sistema Sisaweb.
Casos de dengue
Veja a última atualização sobre os casos confirmados de dengue no município desde o início do ano:
Janeiro: 3.
Fevereiro: 2.
Março: 5.
Abril: 15.
Maio: 11.
Junho: 1.
Julho: 1.
Agosto: 2.
Setembro: 0.
*Um total de 13 suspeitas ainda aguardam resultado, sendo duas de agosto e 11, de setembro.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos