Porto Ferreira registra segunda morte de cavalo por raiva: campanha de vacinação prossegue no sábado
Na primeira etapa, 176 animais foram vacinados e 174 foram microchipados

Um equino macho, com aproximadamente 8 anos de idade, morreu após atendimento emergencial feito pelo Hovet da USP de Pirassununga. O encéfalo foi enviado para análise em São Paulo, no Instituto Pasteur, que confirmou o segundo caso de raiva em equino no município.
Atualmente, o animal residia no bairro Estância dos Granjeiros. Entretanto, segundo relatos do responsável pelo animal, ele era de Descalvado e passou um período morando na avenida Nossa Senhora Aparecida, na Estância Porto Alegre (avenida dos ranchos). Os responsáveis pelo animal foram orientados e encaminhados para a Vigilância Epidemiológica do Município.
A raiva é uma zoonose com letalidade de aproximadamente 100%, ou seja, após a infecção praticamente todos os animais ou pessoas infectadas morrem.
Entretanto, a prevenção é muito simples. Basta fazer a vacinação correta dos animais. Após a imunização completa, a vacina precisa ser reaplicada uma vez ao ano.
Sobre a vacinação em equídeos (cavalos, pôneis, burros, jumentos):
A Prefeitura de Porto Ferreira realizou, em parceria com a Universidade de São Paulo, uma campanha de vacinação antirrábica em 3 de junho. Nesta data, 176 animais foram vacinados e 174 foram microchipados.
Neste sábado (01/07) será realizada a segunda etapa da campanha antirrábica.
Todos os animais que receberam a vacina pela primeira vez, em 3 de junho, ou seja, os primovacinados, deverão OBRIGATORIAMENTE repetir a vacinação contra a raiva em 1º de julho para que sejam considerados imunizados.
Os pontos fixos serão os mesmos: na antiga estação ferroviária da Fepasa (das 8 às 13 horas) e no Jardim Paschoal Salzano (das 14 às 16 horas).
Mesmo os animais que não foram na primeira etapa devem aproveitar a oportunidade para receber as vacinas e, seus proprietários, as orientações.
Sobre a vacinação em cães e gatos:
O Centro de Controle de Zoonoses, localizado à rua João Biaziolo, 255, no Jardim Jandyra, realiza também vacinação antirrábica em cães e gatos todas as segundas-feiras, das 7 às 13 horas. O animal precisa estar saudável, ter acima de 4 meses e não pode estar em período de gestação ou amamentação.
Sobre a presença de morcegos hematófagos ou animais agredidos por morcegos – comunicar a Defesa Agropecuária:
Os morcegos não devem ser capturados ou manuseados. Em caso de animais mordidos por morcegos, comunicar imediatamente o escritório de Defesa Agropecuária.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses: 3581-5737.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos