Porto Ferreira registrou 280 novos casos de dengue desde o final de março

Ritmo das notificações caiu, mas população deve manter todos os cuidados

Porto Ferreira registrou 280 novos casos de dengue desde o final de março

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira emitiu nesta quarta-feira (23/04) um novo boletim sobre os casos de dengue no município. Desde o último dia 28 de março foram confirmados 280 casos da doença, o que evidencia uma diminuição no ritmo de contágio. Porém, as autoridades sanitárias alertam que todos os cuidados devem ser mantidos para evitar a propagação da doença.

Assim, desde o dia 1º de janeiro foram 3.259 casos confirmados entre 5.517 notificações (2.210 foram descartados). Ainda existem 239 suspeitas aguardando resultado, 9 casos inconclusivos e 6 óbitos confirmados neste ano. Na semana de 18 a 23 de abril foram internadas 5 pessoas com a doença.

A Seção de Controle de Vetores reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mesmo com a diminuição das notificações. A principal medida é eliminar água parada.

Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos