Profissionais da Educação e Saúde se reúnem para definir ações do Programa Saúde na Escola

Abordar a Saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral

Profissionais da Educação e Saúde se reúnem para definir ações do Programa Saúde na Escola

Recentemente, aconteceu mais uma reunião do grupo condutor e articulador do Programa Saúde na Escala (PSE) do município de Porto Ferreira. O grupo é formado por profissionais das Secretarias de Educação e Saúde, no qual define-se um cronograma anual para realização das ações previamente definidas, de acordo com decreto ministerial, por ocasião da renovação anual da assinatura do convênio.

O PSE tem destaque na rede municipal, visto que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, cujo objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes da Educação Básica, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

São promovidas diversas ações educativas nas creches e escolas da rede pública de ensino. As atividades que fazem parte do PSE buscam articular os espaços de aprendizagem, educandos, educadores e profissionais da saúde.

As ações contempladas pelo PSE são planejadas e monitoradas em conjunto pelas equipes da rede municipal da Saúde e Educação, levando em consideração conteúdo e faixa etária dos educandos. As atividades são realizadas de forma didática e lúdica, por equipe multiprofissional: educadores, pedagogos, médicos, dentistas, auxiliar de saúde bucal, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, entre outros.

Os temas abordados são diversos: promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, saúde bucal, auditiva e ocular, prevenção ao uso indevido de álcool e drogas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, combate ao mosquito Aedes aegypti, prevenção à covid-19, verificação da situação vacinal e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

“O objetivo do programa, desenvolvido em âmbito federal, é a atenção integral aos alunos da rede pública com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta fortalece a articulação entre os profissionais de saúde e educação para ampliar o acesso aos serviços de saúde e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos educandos. A educação e acesso à informação é transformador, promovendo o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Roseli Stefani.

O programa, que vem se consagrando no município há alguns anos, no qual a articulação e comprometimento entre grupo condutor e as equipes da Saúde e Educação nos territórios (interdisciplinaridade e intersetorialidade), é a base da efetivação e sucesso do PSE.

Release 302-2023 - Palestra na Emef Braulio Teixeira com a fonoaudióloga Elaine Valério sobre acuidade auditiva - Programa Saúde na Escola_batch

Algumas ações ocorrem de forma coletiva (palestra ou mobilização social) por unidade escolar/classe/período/faixa etária ou individual, no caso por exemplo de: conferência da carteirinha de vacinação nas creches, avaliação antropometria (peso, idade e altura) ou avaliação visual.

Todas as ações desenvolvidas nas Unidades Educacionais da rede municipal de Ensino (creche, Emei, Emef e EMEFM) são registradas e as informações são lançadas em sistemas de coleta de dados do Ministério da Saúde (plataforma SUS).

Em Porto Ferreira, o público beneficiado pelo PSE são os estudantes da Educação Básica (9.340 alunos inseridos em 33 unidades educacionais), gestores e profissionais de Educação e Saúde.

O programa

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos