Porto Ferreira participa do Seminário de Indicações Geográficas para o Mercosul

Município participou a convite do Sebrae após conquista da etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Porto Ferreira participa do Seminário de Indicações Geográficas para o Mercosul

Nos dias 20 e 21 de março o chefe da Divisão de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Porto Ferreira, Willian Zanetti, representou o município no Seminário de Indicações Geográficas para o Mercosul, realizado pela IP Key LA, em Belo Horizonte (MG). O município participou a convite do Sebrae, por ter conquistado a etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o projeto de obtenção do certificado de Indicação Geográfica da Cerâmica Artística.

Este evento, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e os países do Mercosul, promoveu oportunidades econômicas e desenvolvimento local por meio da proteção das IGs (indicações geográficas0. O seminário não apenas apoiou a implementação das disposições das IGs, mas também enfatizou os benefícios para os produtores locais, fomentando o acesso ao mercado e preservando o patrimônio cultural.

Durante o evento foram compartilhados casos de sucesso na implementação de indicações geográficas, como as IGs do Queijo Canastra, Cafés de Colômbia, Stevia do Paraguai, Vinhos do Cerro Chapéu do Uruguai, Vinhos de Luján de Cuyo da Argentina, Café do Cerrado Mineiro e Cachaça de Salinas.

Com participantes de instituições públicas e privadas de Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Argentina e da União Europeia, foram abordados desafios e oportunidades sobre “A atratividade econômica das IGs e o desenvolvimento rural”, “IGs como sistema de cadeia” e “Estratégias de reposicionamento de marca”, além de possibilidades de financiamento e mentorias e inovações para o desenvolvimento de IGs.

Imagem do WhatsApp de 2024-04-01 à(s) 09.38.25_12134e2f_batch