Nova parceria da Seduc com CCI e Fundo Social oferece curso de letramento para adultos

Aulas presenciais acontecem duas vezes por semana no Edifício Sud Mennucci

Nova parceria da Seduc com CCI e Fundo Social oferece curso de letramento para adultos

Uma recente parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), CCI (Centro de Convivência do Idoso) e o Fundo Social de Solidariedade de Porto Ferreira está dando continuidade ao curso de letramento para adultos, com o objetivo de capacitar as pessoas que não foram alfabetizados na idade escolar ou não tiveram acesso à educação básica, e que desejam iniciar ou aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.

Na terça-feira (20/05), as aulas passaram a ser ministradas na Sala 9 do Edifício Sud Mennucci para um grupo de dez interessados, sob coordenação da voluntária Rosa Maria de Souza Lemes. A ideia é manter o grupo ativo durante todo o ano letivo. Esse grupo foi formado no ano passado no Centro de Convivência do Idoso (CCI). De janeiro a abril permaneceu no Fundo Social e agora ganhou uma sala de aula exclusiva em 2025 na sede da Seduc.

O curso de letramento, agora sob os cuidados da equipe técnica da Seduc, é oferecido na modalidade presencial, duas vezes por semana, das 8h às 11 horas. Adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio podem participar.

Trata-se de Educação Popular, que é uma abordagem pedagógica e política que busca a conscientização e o empoderamento da população, visando a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Por esse motivo, a turma ganhou a denominação de Grupo Paulo Freire, educador brasileiro que desenvolveu uma forma de educação que se baseia no diálogo e na participação ativa dos educandos.

“Ainda não estamos falando da Educação de Jovens e Adultos, chamado de EJA, que será um próximo passo para essa turma. Portanto, é um movimento que se foge do modelo tradicional de educação para valorizar o diálogo, a troca de saberes, as experiências, e a participação ativa dessas pessoas no processo de aprendizagem”, afirma o secretário de Educação, Carlos Augusto Colussi. “É o esperançar, ou seja, agir, construir um futuro diferente e melhor para todos”.

Colussi ressaltou que essa parceria para a alfabetização de adultos é possível graças à gestão do prefeito André Braga e à atuação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Carolina Cintra Braga, e também ao trabalho da equipe técnica do Fundo Social e do CCI, que faz o acolhimento das famílias.

Para os interessados em participar do Grupo Paulo Freire o caminho é procurar a voluntária Rosa de Souza Lemes durante o período de aula (terças e quintas-feiras), no Edifício Sud Mennucci, durante o período da manhã, ou no CCI (rua Nicolau Corteze, 15, bairro Lagoa Serena), com Alberto. As inscrições são gratuitas e é fornecido material escolar para o acompanhamento das atividades pedagógicas.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos