Ronda escolar e o trabalho da GCM: proteger crianças e a comunidade continua sendo prioridade na rede

Trabalho não é de repressão e enfrentamento, e sim de prevenção e orientação

Ronda escolar e o trabalho da GCM: proteger crianças e a comunidade continua sendo prioridade na rede

Apesar da tranquilidade nas dependências e no entorno das unidades escolares da rede municipal, um veículo da Guarda Civil Municipal (GCM) faz a vistoria da área externa e nas imediações do equipamento público. Depois, dois guardas fardados desembarcam em frente ao portão da unidade. Esse trabalho constante e regular acontece nas 24 escolas nos quatro cantos da cidade.

“Não importa o fluxo de crianças”, explica o guarda Edgar José Carniato, que é responsável pela Ronda Escolar, que atua em equipe ao lado do guarda Gustavo Henrique Bernardo. “Sempre estamos atentos aos eventos de entrada e saída, quando os pais e responsáveis, e também os professores e demais servidores, ficam nas imediações à espera das crianças”.

Para reforçar esse trabalho, a Secretaria Municipal de Segurança Pública atua com um veículo destinado a esse serviço especializado, totalmente equipada com sinalização acústica e equipamento de radiocomunicação, integrado à central de comando da GCM de Porto Ferreira.

Segundo o coronel Adriano Daniel D’Agnolo, secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura, esse trabalho é importante, sobretudo, para lidar com situações de rotina e também às de urgência e emergência. Na maioria das vezes, diz ele, não são registrados maiores problemas porque há uma efetividade nas ações.

Outro aspecto importante, apontado por Daniel, é que o trabalho realizado pela GCM nas escolas não é de repressão e enfrentamento, e sim de prevenção e orientação. “Estamos prevenindo ações e garantindo a sensação de segurança no ambiente escolar”.

Vai nessa direção uma das primeiras lições que os guardas recebem em sua formação antes de integrarem as forças municipais de segurança: promover o policiamento preventivo para conservar os equipamentos públicos, garantir o bem-estar social da população e, assim, combater a violência e a criminalidade.

“Sempre acompanho o dia a dia das nossas escolas e vejo a atuação da Ronda Escolar conversando com a vizinhança, com os pais e responsáveis, com os professores, com os educadores e com os servidores, e isso nos traz tranquilidade uma vez que é prioridade na gestão do prefeito André Braga”, disse o secretário de Educação, Carlos Augusto Colussi.

Release 145-2025 - ronda escolar 2

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos