Governo municipal anuncia processo de contratação de cinco novos médicos para suprir demanda
Quatro profissionais vão atuar na Rede de Atenção Básica e um no Sesmt

A Prefeitura de Porto Ferreira está finalizando o processo de contratação de cinco novos médicos para atender a rede pública de saúde e também a Seção de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt). A medida vem suprir desligamentos de profissionais ocorridos por diferentes motivos e responde a demandas identificadas pela Secretaria de Saúde.
Na manhã da última quinta-feira (15/05), o prefeito André Braga se reuniu com a secretária de Saúde, Nayara Naya Carreira, a secretária de Gestão, Carla Hissnauer, o chefe de Gabinete, Diego Izídio, e o procurador jurídico, Pedro Alexandre da Silva Santos, para atualização sobre o andamento dos processos de contratação.
De acordo com o processo de contratação, o reforço médico inclui:
- Um médico para o Sesmt, responsável por realizar os exames admissionais de servidores municipais. Ele entra em substituição à profissional que pediu exoneração no primeiro trimestre deste ano. A contratação foi feita via concurso público aberto e seu exame admissional por uma empresa contratada. O início das atividades está previsto para esta semana.
- Uma pediatra, contratada via chamamento público, que atuará nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Jardim Paschoal Salzano, Vila Maria e Jardim Porto Novo. A profissional também deve iniciar as atividades nos próximos dias.
- Três médicos da rede básica, convocados a partir de concurso público em andamento: dois clínicos gerais e um médico da Estratégia de Saúde da Família. Um dos clínicos já deve começar o atendimento nos próximos dias; os outros dois estão com a documentação em fase de trâmite, segundo a Secretaria de Gestão.
A distribuição dos profissionais foi definida com base em levantamento técnico da Secretaria de Saúde, que identificou carência em algumas Unidades de Saúde dos bairros. A expectativa é que, com essas contratações, o atendimento à população seja normalizado e os impactos da defasagem sejam reduzidos.
O prefeito André Braga comentou a importância da recomposição do quadro: “Desde o início da nossa gestão, temos enfrentado uma série de desafios, muitos deles alheios à nossa vontade, como desligamentos e dificuldades no mercado de contratação de médicos. Mas em nenhum momento faltou vontade ou esforço para resolver os problemas. Cada passo dado é com responsabilidade e compromisso com o bem-estar da população.”
As novas contratações fazem parte de um conjunto de ações que visam garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo município, especialmente na Atenção Primária, porta de entrada do SUS e elo fundamental entre a comunidade e o sistema de saúde pública.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos