Porto Ferreira confirma mais 54 casos de dengue em uma semana e total no ano chega a 153

Ainda existem 165 suspeitas aguardando resultados de exames

Porto Ferreira confirma mais 54 casos de dengue em uma semana e total no ano chega a 153

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou nesta sexta-feira (22/03) uma nova atualização sobre os casos e notificações de dengue no município e a situação continua preocupante.

Desde o início do mês o número de casos confirmados triplicou. No dia 1º de março o município contabilizava 48 casos positivos desde o início do ano – o mesmo número de casos registrado em todo o ano de 2023. Já nesta sexta-feira (22/03), são 153 confirmados. Em uma semana, foram mais 54 casos confirmados.

Ainda existem 165 suspeitas aguardando resultados de exames. E no último domingo (17/03) foi confirmada a primeira morte por dengue. A paciente era uma mulher de 38 anos, que ficou internada desde o dia 5 de março e que adquiriu a forma grave da doença.

O município ainda aguarda resultado de exame para uma suspeita por chikungunya.

O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. O número de pontos com larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade.

Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.

A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos