Primeiro Castramóvel de 2024 dará prioridade para colônias de gatos, cães comunitários e animais de rua

Inscrições gratuitas acontecerão de 25 de março a 3 de maio

Desde 2018, o Centro de Controle de Zoonoses Olávio Rodrigues Ribaldo, de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um importante programa de esterilização cirúrgica por meio de unidades móveis, serviço conhecido popularmente como “Castramóvel”.

Esse programa faz o controle populacional de cães e gatos no município e contribui para a diminuição de animais abandonados, prevenção de doenças, além de promover uma importante conscientização sobre guarda responsável e principais cuidados com os animais de estimação.

Para este ano, o Castramóvel recebeu novamente recursos de emendas de vereadores ao Orçamento municipal: Élcio Arruda (MDB), R$ 12 mil; Luciane Lourenço (PSD), R$ 110 mil; e Ricardo Patroni (PSD), R$ 17,5 mil.

As inscrições para o mutirão de castração gratuita que acontecerá em maio serão realizadas do dia 25 de março (segunda-feira) até o dia 3 de maio (sexta-feira), de forma presencial, à rua 29 de Julho, 1.063, Centro, ou online pelo site da Prefeitura – aplicativo 1doc – Porto Ferreira Sem Papel.

Desta vez, o foco principal serão os gatos de colônias e animais comunitários. Todos os animais receberão vacinação antirrábica e microchipagem.

Colônias de gatos estão cada vez mais comuns em centros urbanos, pois gatos abandonados ou que fugiram de seus lares acabam se reunindo e formando uma espécie de “comunidade” que, sem interferência para castração, acabam tendo repetidas ninhadas, se tornando gatos ferais. Como as gatas podem ter de três a quatro gestações por ano, o número de gatos nessas colônias aumenta de maneira muito rápida e prejudicial.

Uma forma de controle da superpopulação de gatos é o chamado método CED (Captura, Esterilização e Devolução), no qual felinos de colônias são capturados, vacinados, castrados e, depois de recuperados, devolvidos para as colônias — ou disponibilizados para adoção, quando possível.

Já os animais comunitários são aqueles que, apesar de não terem um responsável único e definido, possuem vínculos com membros da população local, criando afeto, dependência e manutenção.

O Centro de Controle de Zoonoses acredita ser fundamental que a sociedade e protetores de animais apoiem e participem ativamente dessas iniciativas, garantindo que esses casos prioritários tenham acesso à castração gratuita, vacinação e cuidados adequados de saúde, transmitindo sempre a importância da guarda responsável.

Poderão participar também do mutirão caninos e felinos fêmeas de responsáveis com Cadastro Único, comprovando renda de até dois salários mínimos.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3581-5737, e-mail zoonoses.portoferreira@gmail.com ou pessoalmente à rua João Biaziollo, 255, Jardim Jandyra.